sábado, 29 de março de 2008

Professores em perigo?

"Os professores, hoje, sentem-se abandonados pelo governo, acossados pelos alunos e ameaçados pelos pais destes. (...)
Não adianta tapar o sol com a peneira: nas escolas instalou-se um caldo de cultura que tornará situações como esta [caso recente no Porto ] cada vez mais frequentes. E é este caldo de cultura que urge pôr fim imediatamente.(...)
Porque o mal só se resolverá com a urgente reposição da autoridade no sistema educativo - sem a qual o rendimento escolar não melhorará, a desmotivação dos professores não diminuirá e a proliferação de maus hábitos continuará, prenunciando uma sociedade recheada de delinquentes".

José António Saraiva - Sol - 29/03/08

" Nos últimos 30 anos, a massificação do ensino trouxe a multiplicação dos alunos e dos casos problemáticos. Mas foi, sobretudo, o triunfo político de uma filosofia de ensino onde impera o facilitismo e a impunidade, aplicado por sucessivos governos, que conduziu à inevitável degradação de qualquer autoridade, dos professores ou das direcções escolares, nos estabelecimentos públicos de ensino. O actual Estatuto Aluno é, ainda, um impante símbolo desse nefasto modelo".

Dito e feito - José António Lima - Sol

Comentário: Os governantes parece que andam bastante distraídos, principalmente aqueles que proliferam na educação. Mais atenção precisa-se...

Sem comentários: