domingo, 15 de março de 2009

Escolas em Luta em Leiria - Conclusões

1. Entregar o relatório crítico no final do ciclo de avaliação. Assumir a relevância da avaliação de desempenho mas manter a recusa do actual modelo.
2. Convocar o Fórum Nacional "Compromisso Educação" que visa celebrar um pacto assinado, conjuntamente, por partidos políticos, sindicatos e movimentos de professores.
3. Manter em aberto a opção de recorrer aos tribunais administrativos com contratação de equipa de advogados de direito administrativo para agir judicialmente contra as ilegalidades.
4. Pedir audiência ao Parlamento Europeu e à Unesco.
5. Promover manifestações de rua no 3º trimestre: vigílias/concentrações por tempo indeterminado. Vigílias em todos os distritos para explicar à opinião pública o absurdo das medidas e as situações aberrantes vividas nas escolas. As vigílias devem ter, também, como objectivo apelar ao Povo que não vote PS.
6. Manifestar reconhecimento e apoio aos PCEs que se têm colocado ao lado dos professores na recusa do actual modelo de avaliação de desempenho.
7. Apelar aos professores, forçados a avaliar os colegas, que prossigam a denúncia pública das aberrações burocráticas, científicas e pedagógicas ocorridas nos diferentes níveis de ensino e agrupamentos.
8. Realizar, no mês de Maio, uma manifestação nacional, promovida pelos sindicatos de professores, mas alargada aos pais, administração pública e população descontente com o Governo.
9. Apelar aos sindicatos que promovam reuniões, em todas as escolas, para esclarecimento dos professores sobre as medidas que o Governo quer implementar no futuro próximo. Nessas reuniões, devem ser discutidas as propostas de luta.
10. A estratégia da greve às avaliações não foi bem acolhida por causa dos efeitos perversos que uma greve dessa natureza pode gerar.
11. Pedir a todos os professores que enviem estas propostas para os endereços electrónicos dos vereadores de educação, presidentes da junta, jornais regionais, rádios locais e associações de pais.
Blogue: ProfAvaliação

Sem comentários: