sábado, 18 de fevereiro de 2017

Os alunos devem aprender na escola a utilizar as novas tecnologias

Aconselho a leitura da entrevista do pedagogo italiano Francesco Tonucci concedida à revista AZ, revista de educação e cultura. O pedagogo italiano defende que a escola deve ser um lugar onde os alunos aprendam a utilizar bem as novas tecnologias,  onde se transmita um método de trabalho e investigação científica, se fomente conhecimento crítico, se aprenda a cooperar e a trabalhar em equipa.
Para Tonucci o papel do professor deve ser de facilitador, o professor deveria ter uma atitude de curiosidade perante aquilo que os alunos sabem e querem.

Quando vier a Primavera

Foi um privilégio ter assistido, ontem, ao espetáculo "Quando vier a Primavera" protagonizado pelos intérpretes António Sousa, Ivo Machado, Rui Mesquita e Carlos Carneiro. O recital poético-musical ocorreu na Escola Secundária Tomaz Pelayo em Santo Tirso e enquadrou-se na Semana da Leitura 2017.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Apresentação da Semana da Leitura 2017 em Santo Tirso


Participei, hoje, na sessão de abertura da Semana da Leitura 2017 que decorreu na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Esta sessão contou com a participação do vereador da cultura, Tiago Araújo, do diretor da biblioteca municipal, Nuno Olaio, e dos diretores das escolas do concelho, dos professores bibliotecários, dos professores e alunos.
Nesta sessão deixei três notas. A primeira de agradecimento à câmara municipal e às escolas pelo carinho e apoio que têm dado às iniciativas da Rede de Bibliotecas de Santo Tirso. A segunda nota serviu para recordar que a primeira preocupação das bibliotecas escolares é fazer leitores capazes de ler o mundo. A terceira nota foi para agradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos nas apresentações que foram feitas nesta sessão.

Foi ainda apresentado um filme promocional da RBST.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Stupeflix

Nas reuniões mensais dos diferentes concelhos apresentei a ferramenta Stupeflix que permite criar slideshow com música Parte 1 Parte 2 Exemplo