sexta-feira, 31 de março de 2017

Padlet

Nas reuniões mensais concelhias do mês de março e abril será trabalhada a ferramenta Padlet  - é uma aplicação da Internet que permite criar projetos e desenvolver atividades colaborativas.

Tutorial Padlet


Filme

Pensamento do mês


terça-feira, 28 de março de 2017

Sessão de lançamento da semana da leitura em Paços de Ferreira



Decorreu, ontem, a sessão de lançamento da semana da leitura na biblioteca municipal Professor Vieira Dinis. A sessão contou com a presença do presidente da câmara, Humberto Brito; da diretora da biblioteca municipal, Lurdes Abreu; do cooordenador interconcelhio para as bibliotecas escolares, António Pires; do escritor Valter Hugo Mãe; dos professores bibliotecários e dos alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira e do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira.
Esta atividade é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e concretizada no terreno pela biblioteca municipal e pela rede de bibliotecas de Paços de Ferreira. A semana da leitura  decorre de 27 a 31 de março e tem como tema “O Prazer de Ler”.
O presidente da câmara começou por agradecer a presença de todos os intervenientes nesta semana e frisou a importância deste encontro para recordar a importância da leitura e da escrita no dia-a-dia na vida de um estudante.
O coordenador interconcelhio lembrou aos presentes que as bibliotecas trabalham todos os dias com a intenção de contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos e que o primeiro propósito de uma biblioteca é fazer leitores, que sejam capazes de ler o mundo. Deixou um desejo a todos: para que durante esta semana e ao longo da vida sintam todos o prazer de ler.
O escritor Valter Hugo Mãe contou várias histórias vividas em Paços de Ferreira, que deliciaram os presentes e mostrou-se saudoso desse tempo. O autor de  “O Filho de Mil Homens” viveu a sua infância em Paços de Ferreira e afirmou que muitas das vivências de Paços de Ferreira estão plasmadas nos seus livros e que o que  o levou a ser escritor foi a vontade de perceber as coisas.
O criador da obra “A Desumanização” afirmou que as palavras foram muito cedo os seus brinquedos, que a mãe guardava as palavras para ele utilizar mais tarde na sua escrita e que escrevia palavras para se divertir.
Depois de responder a muitas questões colocadas pelos alunos, terminou dizendo que os livros ensinam-nos sempre alguma coisa.

Comentário do Valter Hugo Mãe no facebook relativo à sua presença em Paços de Ferreira:

quinta-feira, 16 de março de 2017

Concurso de Professores 2017


Foi publicado em Diário da República  o Decreto-Lei n.º 28/2017, relativo à "sexta alteração ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio, e alterado pelo Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, e pela Lei n.º 12/2016, de 28 de abril, que estabelece o regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário".


segunda-feira, 13 de março de 2017

Sessão de lançamento da Semana da Leitura na Trofa


Participei, hoje, na sessão de lançamento da Semana da Leitura 2017 na Trofa. Acompanharam-me nesta sessão o vereador da cultura, a presidente da assembleia da Trofa, os diretores dos agrupamentos e a escritora Vera Ximenes, madrinha da Semana da Leitura.

Mas o melhor momento da sessão ficou marcado pela recriação/dramatização do conto "A Mãe Borboleta" de Vera Ximenes pelos alunos do Jardim de Infância de Vila; 1º ano da EB de Estação; 3º ano da EB de Paranho e EB de Cedões; 4º ano da EB de Finzes e EB de Bairros. Foram todos verdadeiros atores e todos se apaixonaram pela história da Vera. Parabéns aos alunos e aos professores e assistentes operacionais que tiveram a paciência de os preparar para tal aventura. Obrigado a todos, foi um momento de pura magia.




terça-feira, 7 de março de 2017

Sessão de lançamento da 8ª Semana da Leitura em Famalicão



A sessão de lançamento da 8ª Semana da Leitura decorreu, ontem, na biblioteca municipal Camilo Castelo Branco e contou com a presença do vereador da educação, Leonel Rocha, do coordenador interconcelhio, António Pires, do escritor João Pedro Mésseder, padrinho desta iniciativa, da equipa da biblioteca municipal, dos diretores das escolas, dos professores bibliotecários e dos alunos dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado e Ribeirão.

O coordenador interconcelhio enalteceu o empenho e dedicação a todos aqueles que estão envolvidos nas diferentes atividades a desenvolver ao longo da semana da leitura. Lembrou que o grande propósito das bibliotecas é fazer leitores, leitores competentes e capazes de ler o mundo, que ler regularmente ajuda-nos no autoconhecimento e no autodesenvolvimento e que ler ficção é relaxante e uma arma poderosíssima para combater o stress diário. Deixou um desejo: durante esta semana e ao longo da vida sintamos todos o prazer de ler.

Mais informação